Pages

O fascismo que você não espera. Entrevista com Naomi Klein e Astra Taylor

Do IHU, 27 Outubro 2026
Por Anna Lombardi, publicada por La Repubblica, 22-10-2026.


Foto: júbilo haku/Flickr

É apocalíptico, de alta tecnologia e etnonacionalista. Ameaça o mundo em que vivemos e o mundo em que viveremos. "Mas ainda pode ser derrotado", dizem Naomi Klein e Astra Taylor em um livro e nesta entrevista exclusiva.

Uma nova forma de fascismo está avançando pelo mundo, a qual chamamos de “apocalíptica” porque se aproveita das crises atuais: encara guerras e convulsões sociais como positivas e até mesmo evoca o fim do mundo como aceitável, convencida de que as elites e os verdadeiros crentes sobreviverão. É uma forma de fascismo baseada na aliança de três forças: a messiânica-religiosa, apoiada pela direita judaica israelense e algumas seitas evangélicas.

Depois, há os gurus da tecnodireita americana, bilionários que vivem em ilhas-bunker e aspiram a colonizar Marte, convencidos de que o mundo pode ser incinerado para criar superinteligências digitais que governarão nossas vidas.

Finalmente, há os etnonacionalistas: certos de que seus países estão ameaçados pela imigração e pela mudança cultural, e que o inimigo interno deve ser erradicado. Naomi Klein e Astra Taylor discutem o ensaio que escreveram em conjunto, "O Novo Fascismo e a Luta pelo Mundo em que Viveremos", durante uma acalorada conversa via Zoom.

Klein é a jornalista que inspirou o movimento antiglobalização com seu livro "No Logo". Em seus livros subsequentes, ela abordou políticas neoliberais (como "Shock Economy"), a crise climática (como "A Revolution Will Save Us") e teorias da conspiração ( como "Double"). Cofundadora do Centro para a Justiça Climática da Universidade da Colúmbia Britânica, ela é professora honorária da Universidade Rutgers, em Nova Jersey.

Astra Taylor, figura de destaque no movimento Occupy Wall Street e cofundadora do Debt Collective, um movimento popular que busca renegociar a dívida, é autora de ensaios (como "Capitalism of Insecurity") e documentários políticos ( como "What is Democracy?").

O livro "O Novo Fascismo e a Luta pelo Mundo em que Viveremos" será publicado na Itália pela editora La nave di Teseo, de Elisabetta Sgarbi, em 27 de outubro (496 páginas, 28 euros), precisamente na semana em que três eleições destinadas a remodelar o futuro estão sendo realizadas: as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, as eleições legislativas em Israel e as eleições presidenciais no Brasil, todas em países amplamente discutidos no ensaio.

Eis a entrevista.

Por que acrescentar "apocalíptico" ao conceito já perturbador de fascismo?

Klein: "O mundo mudou desde os tempos de Mussolini e Hitler. Os fascistas de hoje possuem armas inimagináveis ​​para os do século passado. Analisamos semelhanças, continuidades e diferenças, e sem desmerecer os horrores do passado, nosso mundo é mais perigoso: temos novas tecnologias de destruição e controle. Indivíduos detêm mais riqueza do que nações inteiras. As forças que descrevemos estão se aliando, visando causar catástrofes que destruirão o equilíbrio atual, convencidas de que podem sobreviver às convulsões e, de fato, prosperar. Comparado ao passado, há outra diferença: o fascismo do passado se preocupava em recompensar e dar algo aos seus seguidores. O atual nem isso faz mais; pensa apenas nos ganhos de alguns poucos escolhidos.

O prefeito de Nova York, Mamdani, disse a Trump: "Todos os veículos de comunicação estão aqui, independentemente de suas opiniões.

O fascismo do passado se preocupava em recompensar e dar algo aos seus seguidores. O atual nem isso faz mais; pensa apenas nos ganhos de alguns poucos escolhidos Tweet.

O que une esses três grupos aparentemente distintos?

Taylor: O fascismo surge em momentos de crise: e hoje temos crises econômicas, ecológicas e tecnológicas. A extrema-direita está ciente disso, mas desistiu de lidar com essas crises. O que une esses três grupos distintos é a aspiração ao colapso e a busca por soluções baseadas em políticas supremacistas e eugênicas. Eles estão convencidos de que podem escapar das consequências do que eles mesmos estão desencadeando. Mas a conclusão está longe de ser óbvia. Escrevemos este livro agora, antes que a batalha esteja perdida, como um estímulo e uma contribuição para a luta. Essas forças ainda podem ser derrotadas.

Existe o receio de que Donald Trump não reconheça os resultados das eleições de meio de mandato. Essa é uma das possíveis catástrofes que vocês estão considerando?

Taylor: O momento é perigoso. O governo Trump está cada vez mais desesperado, e o Partido Republicano está perdendo terreno devido a tantas decisões desastrosas. Eles estão perdendo sua base, e isso só deveria nos deixar mais vigilantes do que nunca: eles poderiam realmente tentar medidas extremas, levando o país à beira de uma guerra civil.

Klein: O problema dos Estados Unidos — e uma das razões pelas quais escrevemos o livro — é que muitos americanos pensam no fascismo como algo alienígena, estrangeiro, embora os nazistas tenham sido inspirados pelas políticas segregacionistas do Sul. Eles aprenderam na escola que os Estados Unidos ajudaram a derrubar o fascismo. Eles acham que vivem na melhor democracia liberal que existe. Convencidos de que nada de ruim pode acontecer em casa, porque é o país dos heróis, do Capitão América. Felizmente, algo está mudando...



''Fascismo do fim dos tempos e a luta pela vida no mundo", livro de Astra Taylor e Naomi Klein (Editora Carambaia, 2026).

O quê?

Klein: Cada vez mais pessoas percebem a ameaça iminente, começando a entender o niilismo do projeto que impulsiona Trump e o Vale do Silício. Elas veem que o presidente não ajudou as três forças igualmente: deu enorme apoio à facção religiosa, satisfazendo-a com a guerra contra o Irã e defendendo a ideia de um 'Grande Israel', que, segundo suas profecias, trará o Messias de volta à Terra. Concedeu aos tecnocratas mais do que eles pediram — alguns queriam restrições —, transformando a IA em um Velho Oeste descontrolado, capaz de drenar recursos, a ponto de já haver rebeliões contra data centers mesmo em estados republicanos. Além das deportações em massa, ele não deu muita atenção aos etnonacionalistas. Nem àqueles que votaram nele em protesto, para abalar o status quo. Sua base eleitoral foi, portanto, empobrecida. Dramaticamente traído, ele está aprendendo da maneira mais difícil que os fascistas muitas vezes chegam ao poder por meios democráticos, mas não por meio daqueles que o mantêm.

Vocês enfatizam o quão global é o fenômeno...

Taylor: Manifesta-se de forma diferente em cada país, mas existem semelhanças a compreender, a começar pela traição aos princípios nascidos dos horrores da Segunda Guerra Mundial: as instituições, os documentos, as convenções e as declarações das Nações Unidas sobre direitos humanos, refugiados e contra o genocídio. Infelizmente, desde o início, foram toleradas exceções — Israel entre elas —, o que levou ao fracasso desses compromissos. Hoje, a exceção tornou-se a regra. Temos um sistema capitalista que produz desigualdade e acumulação excessiva de riqueza, pessoas que já nem sequer são oprimidas, mas sim descartadas. A inteligência artificial está a acelerar drasticamente tudo. E todo o sistema está a conduzir-nos ao colapso ecológico. Infelizmente, a falha em reconhecer que cada vida tem um valor e direitos específicos significa permitir que ideologias supremacistas se promovam como uma forma de sobreviver ao pior.


Os fascistas apocalípticos não são apenas inimigos da democracia liberal: eles ameaçam a própria habitabilidade da Terra Tweet.

Klein: "Israel, tema central do nosso livro, está se tornando cada vez mais um Estado-fortaleza, abertamente supremacista e segregacionista. Um modelo para etnonacionalistas e oligarcas da tecnologia que sonham com Estados fortificados repletos de bunkers. Não é coincidência que pessoas como Peter Thiel, que com a Palantir se tornou o rei da vigilância em massa, convencido de que a liberdade é incompatível com a democracia, estejam tão interessadas no sionismo tecnológico."

Existe uma figura que se opõe veementemente ao uso da religião para fins políticos, assim como ao uso indiscriminado da inteligência artificial. Papa Leão XIV.

Taylor: No livro, abordamos claramente a forma como a religião é usada por nacionalistas cristãos americanos, pentecostais brasileiros e pelo judaísmo messiânico. O Papa Leão XIV é certamente uma voz poderosa em defesa de uma fé que não é instrumental para o poder. Sinto grande afinidade com ele, sempre ao lado dos migrantes, atento às ameaças da inteligência artificial, capaz de desafiar abertamente J.D. Vance e sua teologia fascista, juntamente com esta administração incrivelmente arrogante, convencida de que pode dobrar até mesmo Deus aos seus propósitos desumanizantes.

Klein: Como judeu, sinto que o messianismo de direita e a fusão do judaísmo com o sionismo nos prejudicam profundamente. Mas vejo movimentos de pessoas de fé que estão lutando, se organizando e tentando proteger suas crenças religiosas da exploração estatal. Sempre acreditei que Estado e fé devem ser separados. E não apenas para proteger o primeiro, mas também a segunda.

Há cada vez mais rumores de uma crise na democracia e nos valores liberais. Qual a sua opinião?

Taylor: Em 2019, escrevi um livro chamado "A democracia pode não existir, mas sentiremos falta dela quando acabar", tentando refletir exatamente sobre isso. Nunca vivemos em um mundo que realmente incorporasse esses valores de igualdade, liberdade e universalismo. Avançamos aos trancos e barrancos, fazendo progressos frágeis e facilmente desfeitos. É claro que não se pode ter uma democracia verdadeira em um mundo onde bilionários e pobres estão endividados e são considerados excedentes. Mas é precisamente por isso que devemos continuar lutando por essas ideias belas e justas. Não podemos mais nos limitar a pequenos ajustes. Porque os fascistas apocalípticos não são apenas inimigos da democracia liberal: eles ameaçam a própria habitabilidade da Terra.

As figuras mencionadas no livro são quase exclusivamente homens.

Klein: As mulheres também podem aderir ao fascismo apocalíptico, mas certos tipos de sexismo, misoginia e defesa do patriarcado são características essenciais. Estamos falando de uma política de dominação, uma guerra contra a empatia e tudo o que é codificado como feminino. Vejo isso até nos ataques de Trump à Europa e ao Canadá: retratados como fracos, efeminados. Além disso, para eles, a própria natureza, que eles não defendem, é codificada como feminina. Algo para se tomar, extrair, sem reciprocidade: como das mulheres. Essas forças compartilham a aspiração pelo retorno do homem forte. Mesmo que estejam efetivamente emasculando os homens com suas políticas econômicas, onde robôs estão tomando empregos. Um ciclo vicioso destrutivo: continuam a propor um ideal masculino aos jovens, enquanto simultaneamente os impedem de sustentar suas famílias. E há mais: esse fascismo quase não dá nada aos seus seguidores, exceto uma coisa: a dominação de seus filhos e esposas. É o único poder que oferecem e, portanto, enfatizam a família tradicional.

Taylor: Ao fazer isso, eles também abusam de jovens do sexo masculino, incutindo ideias bizarras sobre relacionamentos que castram suas atitudes, emoções e vulnerabilidades. A manosfera é prejudicial. Uma versão caricaturada da masculinidade: como a demonstração feita pelo Secretário de Defesa Pete Hegseth, que quer dar testosterona aos soldados, mas envia drones e robôs para a guerra, deixando tudo para os algoritmos.

As pessoas precisam se comprometer, cuidar umas das outras, lutar por melhores condições e encontrar maneiras de viver juntas Tweet.

No livro, vocês mencionam a guerra declarada pelo governo dos EUA contra o movimento woke.

Klein: Queríamos abordar alguns dos nossos excessos e como as redes sociais intensificaram nossas piores falhas. Estamos comprometidos em construir movimentos amplos e inclusivos, onde as pessoas se sintam livres para cometer erros, e não constantemente forçadas à autocensura. Tem havido muita introspecção nos movimentos de esquerda recentemente. Alexandria Ocasio-Cortez falou sobre a 'loucura woke'. Mas ela explicou que o movimento levantou questões importantes, que não devem ser ignoradas ou negadas. Aliás, é preciso mais nuances. Esse conceito está evoluindo: vimos isso durante a campanha eleitoral de Zohran Mamdani, que foi marcada pela aceitação e pelo debate. E em Minneapolis, no movimento contra o ICE: a urgência da situação fez com que as pessoas deixassem de fazer perguntas dogmáticas e aprendessem a usar a tecnologia sem serem usadas por ela.

Taylor: Não gosto do termo 'woke', nem do dogmatismo e da presunção rígida que ele implica. Mas o problema não é o 'woke', são as atitudes que perseguem uma espécie de política de pureza, julgamento e exclusão.

Não podemos nos dar ao luxo de examinar tudo minuciosamente e erguer barreiras. Devemos nos unir e lutar contra a guerra, contra os centros de dados, por Gaza e por uma vida digna para todos.



Uma batalha que se pode vencer?

Taylor: Nós nos opomos à narrativa messiânica de que Deus ou a inteligência artificial tomam decisões por nós e nos conduzem sem esforço ao Céu. Não, as pessoas precisam se comprometer, cuidar umas das outras, lutar por melhores condições e encontrar maneiras de viver juntas. Aliás, na seção final do livro, relatamos várias lutas em curso: temos fé naqueles que se comprometem e fazem a sua parte.

Klein: Não podemos lidar com os riscos globais focando apenas em nossas comunidades locais. É necessária coordenação internacional, e é por isso que rejeitamos a desilusão que vemos, inclusive na esquerda, com as instituições internacionais e o direito humanitário. Claro, não foi suficiente para impedir o genocídio em Gaza nos últimos três anos. Mas não estamos começando do zero, e o Prêmio Nobel da Paz de Navi Pillay prova isso.

Devemos construir sobre os sucessos e fracassos daqueles que nos precederam, que tiveram grandes ideias e realizaram feitos extraordinários, incluindo o fim da Guerra Fria e o desarmamento de milhares de ogivas nucleares. Não podemos aceitar armas, tecnologias e indivíduos que têm o poder de aniquilar o mundo. Devemos desarmá-los e, para isso, precisamos de instituições internacionais, que devemos fortalecer. Como disse Astra, a democracia não existe, mas sentiremos falta dela quando se for. Isso também se aplica ao direito. Vamos lutar para garantir que ele cumpra suas promessas não cumpridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário