Por Franco “Bifo” BerardiVídeo: Magnific
![]() |
A opinião é de Franco “Bifo” Berardi, filósofo, escritor e ativista italiano, em artigo publicado por CTXT, 23-09-2026.
Eis o artigo.
No dia 19 de setembro, no colégio Giovanni Verga, em Centocelle, um menino de 13 anos foi ao banheiro, colocou duas facas na roupa íntima, vestiu-se de assassino, calçou luvas de boxe e preparou uma câmera para filmar a cena que estava prestes a cometer. Em seguida, voltou para a sala de aula, aproximou-se da professora, que estava dando aula, sacou uma faca e a esfaqueou três vezes na lateral do corpo.
Felizmente, o aspirante a herói é inepto em esfaquear, e a professora, uma mulher de 66 anos (em um mundo menos incivilizado, ela já estaria aposentada), sai ilesa do incidente com uma internação hospitalar. Na noite anterior ao ataque, o rapaz havia anunciado suas intenções pelo Telegram.
Em 13 de abril de 2025, comentando a série da Netflix Adolescência, dirigida por Philip Barantini, em um artigo intitulado “Adolescência: o fracasso do olhar adulto”, Amador Fernández-Savater talvez tenha captado o cerne da questão: a ilegibilidade do comportamento da geração emergente pela família, pelas figuras institucionais e, em geral, pela razão pela qual os adultos se consideram seus guardiões.
🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google
“Saturação, piloto automático, corrida desenfreada para a frente. Sem a capacidade de desacelerar e pensar, privada de espaços comuns para conversar e processar informações, a escola se limita a gerenciar e conter o caos. Mas não entende nada. A adolescência tornou-se completamente indecifrável.”
Esmagada pela aceleração tecnológica, a escola perdeu toda a autoridade - Franco “Bifo” Berardi Tweet
Esmagada pela aceleração tecnológica, a escola perdeu toda a autoridade, toda a possibilidade de governar o processo de aprendizagem e toda a possibilidade de influenciar o comportamento dos alunos (reduzidos a usuários, na linguagem da era neoliberal).
O ataque de Centocelle sugere reflexão em vários níveis: o desejo de atrair atenção, a emulação, a violência como marcador de identidade, o heroísmo idiota prevalente na cultura de tendência fascista. Mas nenhum desses níveis isoladamente é suficiente para explicar o que aconteceu.
Amador Fernández-Savater ainda escrevia:
“A falta de compreensão é radical. Episódio após episódio, a minissérie da Netflix nos mostra o fracasso das instituições adultas em ouvir, compreender e, portanto, se importar. Elas não sabem, não conseguem, não querem. Elas apenas tentam controlar o que se tornou incompreensível para elas. Porque não entendem, elas temem. Porque temem, elas reprimem. Mas, ao fazer isso, elas só agravam o caos.”
A ilegibilidade não se refere ao conteúdo do fluxo midiático ou ao conteúdo ideológico que alimenta o adolescente, mas a algo mais profundo: os modos de processamento, a capacidade de atenção disponível, as estruturas cognitivas: percepção, atenção, imaginação… A mente torna-se incapaz de prestar atenção a qualquer coisa porque já existe algo mais que exige atenção urgentemente. O desastre educacional evidenciado pelas recentes avaliações do PISA decorre disso: dentro das condições técnicas da comunicação eletrônica, nenhum protocolo de aprendizagem herdado da era da transmissão lenta, sequencial e alfabética, em que regras de julgamento ético prevaleciam, mas agora são irrelevantes, consegue mais funcionar.
A sensibilidade à existência do outro é reduzida, embotada, a ponto de realizar o desejo de Elon Musk, segundo o qual a empatia é uma desvantagem evolutiva.
“Jamie resiste às perguntas capciosas, ao jogo da empatia e à tradução forçada de tudo o que diz com palavras evasivas e gestos raivosos. Ele resiste a ser explicado.” (Ibid.)
Em setembro de 2024, em Paderno Dugnano, um rapaz de 17 anos, descrito por todos como um garoto normal, matou primeiro o irmão e depois a mãe e o pai, em rápida sucessão, com uma faca de cozinha. Ele não ofereceu nenhuma explicação para seus motivos.
O menino disse que fez aquilo sem pensar no que estava fazendo: ele se viu no meio de uma ação que não correspondia a nenhum planejamento mental prévio.
As categorias que usamos para descrever o funcionamento da mente humana já não correspondem à realidade - Franco “Bifo” Berardi Tweet
Se buscarmos uma explicação para eventos desse tipo, a psicologia não nos diz muito. São crianças normais, talvez até normais demais, se é que essa expressão ainda significa alguma coisa (eu sei que não significa nada, mas todo mundo repete essa frase). Estamos testemunhando cada vez mais eventos que não podem ser explicados pelas categorias disponíveis à psicologia, à psicanálise ou à psiquiatria — disciplinas que lidam com o comportamento mental.
Acredito que a razão seja que as categorias que usamos para descrever o funcionamento da mente humana já não correspondem à realidade de uma mente formada num ambiente tecnologicamente transformado.
As modalidades cognitivas (percepção, verbalização, ideação, execução) sofreram uma mutação, e é essa mutação que deve ser analisada.
A psicologia em geral, e a psicanálise em particular, pressupõem uma estrutura cognitiva na qual a ideação precede a ação e, de alguma forma, a motiva. Portanto, para explicar o comportamento, estamos acostumados a interpretar motivações conscientes e inconscientes, raciocínio e emoções.
Mas essa explicação já não funciona: o ato não é mais necessariamente precedido por uma ideação logicamente compreensível ou psicologicamente motivada. Os conceitos de ideação e motivação provavelmente não correspondem mais a nada.
O modelo cognitivo que interagia com um ambiente tecnossemiótico sequencial foi substituído nas últimas gerações por um ambiente tecnossemiótico instantâneo e simultâneo.
Em um ambiente comunicativo alfabético, seja na família tradicional, seja na vida urbana socializada, as crianças aprendiam a linguagem com a voz da mãe ou, em todo caso, com um falante humano. Consequentemente, o desenvolvimento cognitivo se manifestava por meio de uma sucessão de estímulos e respostas, de ideação e execução. Mas quando a sequencialidade alfabética é substituída pela entrada eletrônica simultânea, a velocidade do estímulo neuronal informacional reduz o tempo disponível para o processamento ideacional de uma ação. Em um videogame, não há tempo para pensar, apenas para reagir instantaneamente ao estímulo.
Além disso, quando a aprendizagem da língua materna é substituída por uma aprendizagem padronizada por um dispositivo tecnolinguístico desrealizador, a linguagem deixa de possuir o caráter de singularidade afetiva, e o ato tende a perder a consciência de suas consequências físicas. Em um videogame, os homenzinhos verdes que você elimina apertando um botão são entidades incorpóreas; eles nunca morrem, ou se morrem é apenas por um instante: depois se levantam e voltam a se mover na tela.
Essa dupla reconfiguração da relação entre ideação e execução (instantaneidade, descorporificação) modificou de forma tão radical o funcionamento cognitivo que os comportamentos de nossos semelhantes (apenas até certo ponto) tendem a nos parecer cada vez mais inexplicáveis.
A mutação cognitiva acabou estruturando a mente de uma forma incompatível com os modelos disponíveis para a ciência psicológica.
Uma vez que adquiriu mais palavras de uma máquina do que da voz de um ser humano, e uma vez que adquiriu suas habilidades cognitivas em um ambiente onde a ação não tem consequências, podemos hipotetizar que o neo-humano perdeu a capacidade de perceber profundamente o efeito físico de uma ação que não ocorre na tela, mas na cozinha e no quarto, em uma escola ou em qualquer outro lugar.
Trata-se, portanto, de pensar nessa fenomenologia do ato psicologicamente inexplicável como um novo campo de comportamento que não pode ser interpretado com as categorias que temos disponíveis.
O tempo necessário para o processamento mental desaparece, e a execução do ato é comprimida no instante. Ao mesmo tempo, desaparece a profundidade que torna perceptível o efeito físico e emocional de um ato instantâneo, que a mente registra como virtual.
Ao discutir a hibridização humano-máquina, dois processos que se desenrolam simultaneamente devem ser considerados: o primeiro é a construção de hominídeos eletrônicos, androides capazes de simular parcial ou totalmente o comportamento do Homo sapiens. O segundo é a crescente adaptação cognitiva de indivíduos descendentes do Homo sapiens ao funcionamento do autômato, que é conectivo e, portanto, anafético.

Nenhum comentário:
Postar um comentário