Pages

Pessoas Decentes e a Cuba em transe de Padura

Em uma Havana em transformação, passado e presente são entrelaçados em um intrigante romance policial. Na obra do aclamado autor cubano, a investigação de um assassinato provoca reflexões acerca das cicatrizes deixadas pela história. Sorteamos dois exemplares

De Contrapartidas, 27 de Setembro 2024
por Raíssa Araújo Pacheco

Foto por Yumi Kajiki. Reproduzida no site Metrópoles


Cuba, março de 2016, o casal Obama acaba de aterrissar em Havana, na presença de Raúl Castro. É a primeira vez, em 88 anos, que o presidente dos Estados Unidos faz uma viagem oficial à ilha.

Para adensar a sequência de eventos históricos, o show dos Rolling Stones no mesmo também fez a população cubana vibrar.


Esse é o pano de fundo de Pessoas Decentes, romance policial do aclamado escritor cubano Leonardo Padura, lançado no Brasil pela Boitempo Editorial.

Outras Palavras e Boitempo Editorial irão sortear dois exemplares de Pessoas Decentes, de Leonardo Padura, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 30/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

A obra se destaca com um enredo que entrelaça passado e presente, revelando a complexidade da vida cubana, além de explorar questões profundas de poder, corrupção e as cicatrizes deixadas pela história.

A trama se junta a série de livros do detetive Mario Conde, agora com 62 anos, como revela o autor em entrevista ao Outras Palavras.

“com esse processo temporal, [Conde] tornou-se mais cético, mais irônico, mais desencantado, mais pessimista. Mas tudo isso estava se gestando desde que o esbocei pela primeira vez. A grande mudança foi deixar de ser policial, mas agora continua fazendo investigações policiais e sempre, antes e agora, dando um diagnóstico da realidade cubana.”

Há duas narrativas acontecendo ao mesmo tempo. A principal gira em torno do assassinato de Reynaldo Quevedo, um político de destaque e símbolo de uma era marcada por abusos de poder.

Com a cidade agitada pela visita do presidente americano, o detetive aposentado Mario Conde é convocado a investigar o crime. À medida que se aprofunda na trama, Conde desvenda uma teia de segredos que expõe as contradições da sociedade cubana, refletindo a luta contínua por dignidade e justiça.

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 20% de desconto no site da Boitempo Editorial. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Paralelamente, o detetive pesquisa e escreve sobre a vida de Alberto Yarini, um cafetão emblemático da época da Havana de 1910. No entanto, na estrutura do livro, esse passado e o presente de Conde é intercalado entre capítulos, conduzindo o leitor em uma espécie de viagem no tempo.

O que aprofunda e interliga ambas as narrativas é o fato de que a história de Yarini não é apenas um retrato do passado, mas um espelho que reflete os dilemas e desafios enfrentados pela Cuba contemporânea.

Através dessa dualidade temporal, Padura habilmente mostra como os problemas sociais se perpetuam, tecendo um laço entre a história e a realidade atual.

Pessoas Decentes é uma narrativa empolgante e profunda, com personagens complexos e ricos. Nela, Padura se consolida como uma voz essencial da literatura latino-americana, trazendo à tona questões que reverberam na vida dos cubanos.

O livro é um convite a mergulhar em um universo vibrante, onde a investigação de um crime se torna um meio de explorar a essência de uma sociedade em constante transformação.

Em parceria com a Boitempo Editorial, o Outras Palavras irá sortear dois exemplares de Pessoas Decentes, de Leonardo Padura, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 30/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?

• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos


Raíssa Araújo Pacheco
Redatora do Outros Quinhentos. Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Assessorou movimentos sociais e entidades envolvidas na pauta de moradia e direito à cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário