De Contrapartidas, 27 de Setembro 2024
por Raíssa Araújo Pacheco
Cuba, março de 2016, o casal Obama acaba de aterrissar em Havana, na presença de Raúl Castro. É a primeira vez, em 88 anos, que o presidente dos Estados Unidos faz uma viagem oficial à ilha.
Para adensar a sequência de eventos históricos, o show dos Rolling Stones no mesmo também fez a população cubana vibrar.
por Raíssa Araújo Pacheco
Foto por Yumi Kajiki. Reproduzida no site Metrópoles |
Cuba, março de 2016, o casal Obama acaba de aterrissar em Havana, na presença de Raúl Castro. É a primeira vez, em 88 anos, que o presidente dos Estados Unidos faz uma viagem oficial à ilha.
Para adensar a sequência de eventos históricos, o show dos Rolling Stones no mesmo também fez a população cubana vibrar.
Esse é o pano de fundo de Pessoas Decentes, romance policial do aclamado escritor cubano Leonardo Padura, lançado no Brasil pela Boitempo Editorial.
Outras Palavras e Boitempo Editorial irão sortear dois exemplares de Pessoas Decentes, de Leonardo Padura, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 30/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
A obra se destaca com um enredo que entrelaça passado e presente, revelando a complexidade da vida cubana, além de explorar questões profundas de poder, corrupção e as cicatrizes deixadas pela história.
A trama se junta a série de livros do detetive Mario Conde, agora com 62 anos, como revela o autor em entrevista ao Outras Palavras.
“com esse processo temporal, [Conde] tornou-se mais cético, mais irônico, mais desencantado, mais pessimista. Mas tudo isso estava se gestando desde que o esbocei pela primeira vez. A grande mudança foi deixar de ser policial, mas agora continua fazendo investigações policiais e sempre, antes e agora, dando um diagnóstico da realidade cubana.”
Há duas narrativas acontecendo ao mesmo tempo. A principal gira em torno do assassinato de Reynaldo Quevedo, um político de destaque e símbolo de uma era marcada por abusos de poder.
Com a cidade agitada pela visita do presidente americano, o detetive aposentado Mario Conde é convocado a investigar o crime. À medida que se aprofunda na trama, Conde desvenda uma teia de segredos que expõe as contradições da sociedade cubana, refletindo a luta contínua por dignidade e justiça.
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 20% de desconto no site da Boitempo Editorial. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Paralelamente, o detetive pesquisa e escreve sobre a vida de Alberto Yarini, um cafetão emblemático da época da Havana de 1910. No entanto, na estrutura do livro, esse passado e o presente de Conde é intercalado entre capítulos, conduzindo o leitor em uma espécie de viagem no tempo.
O que aprofunda e interliga ambas as narrativas é o fato de que a história de Yarini não é apenas um retrato do passado, mas um espelho que reflete os dilemas e desafios enfrentados pela Cuba contemporânea.
Através dessa dualidade temporal, Padura habilmente mostra como os problemas sociais se perpetuam, tecendo um laço entre a história e a realidade atual.
Pessoas Decentes é uma narrativa empolgante e profunda, com personagens complexos e ricos. Nela, Padura se consolida como uma voz essencial da literatura latino-americana, trazendo à tona questões que reverberam na vida dos cubanos.
O livro é um convite a mergulhar em um universo vibrante, onde a investigação de um crime se torna um meio de explorar a essência de uma sociedade em constante transformação.
Em parceria com a Boitempo Editorial, o Outras Palavras irá sortear dois exemplares de Pessoas Decentes, de Leonardo Padura, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 30/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos
Raíssa Araújo Pacheco
Redatora do Outros Quinhentos. Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Assessorou movimentos sociais e entidades envolvidas na pauta de moradia e direito à cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário